Fique por dentro


Maquete interativa auxilia agricultores a preencher Cadastro Ambiental Rural16/09/2015

Maquete interativa auxilia agricultores a preencher Cadastro Ambiental Rural

 

 

Um estande do Senar/RS na 38ª Expointer, que segue até 6 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, visa tirar dúvidas de produtores do campo sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). As capacitações e treinamentos, que estão sendo realizados no Pavilhão Internacional, contam com dispositivos interativos para que o público possa enxergar, na prática, como funciona o processo.

“Preparamos uma maquete multimídia digital, que vai apresentar quatro cenários de propriedades com peculiaridades diferentes, porque existia uma grande dificuldade dos produtores em relação à definição oficial do que são os biomas Pampa e Mata Atlântica”, ressalta a bióloga e instrutora do Senar/RS, Eliana Lucas. De acordo com a instrutora, o estande, que funciona das 9h às 18h, possui três terminais, onde o agricultor pode acessar a sua propriedade e simular o preenchimento correto do CAR.

Com a proposta de eliminar essas dificuldades, a Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável editou, no dia 22 de junho deste ano, decreto que regra as características dos biomas e regulamenta o cadastro no Estado. Dessa forma, as normas ficaram mais claras e os agricultores necessitam, agora, incluir o cadastro dentro do prazo previsto.

“Até 28 de maio de 2016, não será exigido o cadastro para fins de crédito agrícola. No entanto, após esta data, nenhum produtor, independentemente do seu tamanho, poderá ter acesso a esse e outros benefícios. O cadastro rural tira da ilegalidade 451 mil propriedades do Rio Grande do Sul”, salienta Eliana.

O que é o CAR?

Criado pela lei 12.651/2012, no âmbito do Sistema Nacional de Informações sobre o Meio Ambiente (Sinima), o CAR é uma base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e das demais vegetações nativas do Brasil. Também regula o planejamento ambiental e econômico de imóveis rurais.

O cadastro é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais com a finalidade de integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APPs), das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

Para o envio de informações ao CAR, é utilizado um sistema semelhante ao da declaração de Imposto de Renda, em que o produtor baixa no computador um programa, desenha os mapas da propriedade em imagem de satélite, informa os dados e envia para o sistema. A expectativa é de que sejam feitos mais de 460 mil cadastros no Estado.

Texto e edição: Imprensa Expointer

 

Todas Notícias

08/02/2017 - lei 53202/16 - RS
21/01/2016 - Lei Anti corrupcao